quinta-feira, março 09, 2006
Não posso dizer que não gosto de uma boa polémica e de um bom debate sobre um tema que incendeia uma sala, ou neste caso, um blog. Já criei alguns artigos que me encheram os comentários de opiniões divergentes e até com alguns insultos com requintes deselegantes e de baixo nível, de pessoas que sob um pseudónimo ou anonimato dizem coisas que muito provavelmente não diriam num frente-a-frente e sem recurso a moderador ou regras.
O que me leva a tal conclusão no parágrafo acima, foram e são as imensas conversas de café/bar que já tive ao sábado à noite, em que se abordaram todos os temas possíveis, desde conversas sobre coisas sérias às mais absurdas, em que o rol de amigos/conhecidos e até pessoas que sem se conhecer se juntaram à conversa, dialogaram e discutiram, elevaram um pouco a voz, concordaram, discordaram, mudaram de opinião, mas nunca se insultaram - argumentaram.
Quero com isto dizer que quando o fiz e quando falei de assuntos que poderiam gerar este tipo de situações, foi pelo puro gozo de uma boa conversa sobre um bom tema, especialmente pelo gosto de opinião bem fundamentada e com argumentos válidos e que façam pensar.
Eu adoro pensar, perguntar, ouvir e especialmente partilhar e fazer pensar. O que fica frustrante é que, quando a discussão se direcciona para (o que eu prefiro pensar que seja a falta de argumentos) ataque puro e duro da pessoa que se expressou, e ao uso de adjectivos descritivos pouco próprios como fruto do direito a uma mera opinião, mesmo que seja uma opinião com recurso a sátira e humor.
Vemos, deliciados, uma boa sessão de stand up, mas se não concordarmos, não vamos ao palco insultar o humorista quando satiriza seja o que for. Dar a cara????!!!!! Era o que faltava! Nem que se sorria por conveniência que está a passar a camera e meio país está a olhar sentado na sala.
Mas num blog, num blog espera lá, a caixinha dos comentários não tem camera, e o IP até é rotativo!

Eu já mudei a minha opinião - várias vezes. Não tenho dúvidas que vou continuar a mudar, ou mesmo a reforçar ideias. Basta que continue a perguntar, a falar, a ouvir, a ter interesse pelo que me rodeia e pelo mundo que vivo.
Quando somos adolescentes passamos a vida a debatermo-nos por causas, a simplesmente ser do contra ou a juntarmo-nos a minorias.
Depois, e passada esta fase a maioria de nós adapta-se.
Adapta-se aos interesses da Firma.
Adapta-se aos interesses do Partido.
Adapta-se aos interesses da Religião
Adapta-se aos interesses da Associação de Pais.
Adapta-se aos interesses do “amigo”.

Não quer dizer que se tenha parado de pensar. E não quer dizer que se tenha parado de ter uma opinião ou mesmo ainda deixado de acreditar nas causas de outrora, apenas que se… adapta. Há até quem diga que é da idade.
Afinal, para que me vou chatear?
O que é que eu vou ganhar com isso? Nada…
Ainda perco o emprego ou sou posto de parte do grupo de trabalho por ter opiniões divergentes.
Ainda me colocam à margem do partido.
Ainda me põem fora da Igreja.
Ainda me põem o puto de parte.
Aquele tipo que ainda me pode ser útil, é melhor concordar.

Mas na net não! Na net eu posso ser EU, ou mesmo ter ataques de esquizofrenia compulsiva, ou ainda, ser um defensor das causas perdidas! Ou mais! Posso descarregar as minhas frustrações do dia-a-dia na caixa de comentários dum blog qualquer e chamar ao autor de mentecapto! Atraso mental! Estúpido! Preconceituoso! Aberração! Reco! Incauto! Inculto!
Fazer “Shut down” e ir dormir descansado.

É vergonhoso o que tenho visto em muitos blogs que tenho visitado em que os seus autores expressam opiniões nos mais diversos temas da actualidade.
Fez uma sátira? Sentiu-se ofendido? Tal qual o fundamentalismo! Porquê limitar-se a chamar nomes? Incendeie-lhe o blog!!!

Seria tão bom que em vez do insulto às pessoas, se fundamentasse e argumentasse opiniões contrárias.
E se ficar sem argumentos e não quiser dar o braço a torcer?
Cale-se. Faça “Shut down” e vá dormir descansado.
 
posted by Aragana at 5:18 da tarde |


11 Comments:


At março 09, 2006 5:57 da tarde, Blogger XupaNuPipi

Pelo menos há uma coisa que ninguem pode ter outra opiniao- o Benfica é o maior, lololololol

 

At março 09, 2006 6:06 da tarde, Anonymous Anónimo

Era só para te agradecer a visita e dizer que já pus o reu link. Andarei por aí!

 

At março 09, 2006 11:09 da tarde, Blogger Lyra

CLAP CLAP CLAP CLAP (eu sei que não parece mas isto é suposto ser um aplauso :) )

 

At março 10, 2006 11:10 da manhã, Anonymous Anónimo

Deve ser dos ares do Ribatejo ;)...gosto de pessoas interessantes como tu!!!! ;) Bjus, A.

 

At março 10, 2006 11:17 da manhã, Anonymous Anónimo

Pois… aqui que ninguém nos vê e ninguém nos ouve, é mesmo a critica fácil, opina-se sobre o que se quer e como se quer mesmo que sejam só cuspidelas.

Eu também gosto de uma boa discussão (no bom sentido) e, se perco argumentos e/ou a razão, faço “shut down” e vou dormir descansado… e mais instruído ;)

Bom dia para ti, já é sexta-feira… yupiii

 

At março 10, 2006 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo

Estou zangada contigo, pronto!!!!!!!! Olha lá... tu mudas de blog e NÃO ME DIZES NADA, pá????? Ainda ontem estava a caminho de casa e pensava: "Onde é que aquela gaja se meteu???" Ainda peguei no móvel para te ligar mas já eram quase 23h e resolvi não o fazer pois podia acordar-te ou acordar a piquena... mas deixa-me dizer que estou MESMO zangada... Não se faz, pronto... uma gaja aqui a pensar que se calhar não estavas bem e afinal andas a "curtir" noutro sitio, ora essa, ahm!!! Vê lá tu que quem me disse foi o 100Stress... à pois!!!! Sim, porque eu estava mesmo preocupada!!! Bah!

 

At março 10, 2006 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo

ola nos dias de hoje as pessoas sao livres de lançarem os temas que quiserem da forma que quiserem aos outros so cabe respeitar ou dizer a sua opiniao de uma forma livre mas educada, não te desgaste com isso, tb ja recebi um comentario uam vez no meu bem desagradavel, dp fui ver e vi que era a especialidade ofender todos os blogs por onde passava, não liguei calou-se...
nao ando muito par do que se passou porque o tempo nao me tem permitido anadar muito nos blogs vamos ver se consigo no fds!
um abraço e continua a escrever e dizer o que pensas!
um abrçaço
pensadora

 

At março 10, 2006 2:13 da tarde, Blogger Amanda

Não podia concordar mais! será que a Ana tem razão e é mesmo dos ares do Ribatejo? Insultos é o que resta a pessoas com fracos recursos argumentistas! O que vale é que lido muito bem com o desprezo (mas que, por vezes, dá vontade de os mandar para o c*****o á isso dá!). Beijokas e bom fim de semana (Radioso!)

 

At março 10, 2006 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo

Ó Aragana, quando puderes passa no meu blog, deixei lá um link onde podes ouvir músicas dos desenhos animados, anúncios e séries dos nossos tempos de infância.

Já sei que, como és uma batida nestas andanças, me vais dizer "já conheço", caso contrário, é um prazer dar-te a conhecer!

Beijocas e um óptimo fim-de-semana

 

At março 10, 2006 4:20 da tarde, Blogger Aragana

Obrigado a todos pelos V/ comentários e uma beijoca!!!

P/ ACTIVESTRESS - ó amigona!!!! Eu tenho-te deixado o link na caixinha dos comentários minha ursa! De qualquer forma, apresento solenemente as minhas desculpas de nao te ter enviado um mail. Mas agora durante o dia eu nem ao msn tenho acesso e nao trouxe o teu email para este outlook, mas vou redimir-me dos meus pecados perante ti! (fizeste-me sorrir com o estares zangada... a ver se te apanho no msn mais logo para me desancares um bocadinho, eu deixo - beijões!)

 

At maio 18, 2006 5:28 da tarde, Blogger SA

"É vergonhoso o que tenho visto em muitos blogs que tenho visitado em que os seus autores expressam opiniões nos mais diversos temas da actualidade." Sinceramente não compreendo o seu ponto de vista. o humor, a ironia, o sarcasmo, desde que fundamentados são a arma dos inteligentes (Com isto não estou a dizer que sou inteligente ou não). Aconselho-lhe cara amiga Ribatejana lê o "Inimigo público", considerado o melhor suplemento de jornal.