quinta-feira, maio 18, 2006
À conta das vacas… pois vacas, vacas, mas vacas e matadouros em Leiria com 11 empregados com “brucelose” (quer dizer que todos se chamavam Bruce e perderam ao jogo - lol – piada seca, eu sei – shame on me), cheguei ao touros!
Ora, vocês já sabem que eu sou taurina de signo. E também já sabem que eu moro no Ribatejo, não sabem muita coisa, mas ficam contentinhos assim na mesma não é? Adiante.
Ora touros, toiros, toureiros, campinos… decidi falar-vos de uma feira que se vai realizar já para a semana que vem e tem início no dia 24.
Um aparte: eu já sei que vai haver gente que não concorda com touradas e coitadinho do bicho e tal e coiso e bárbaros e não sei o quê e não sei que mais… (frase descritiva da minha filha que já é uma aficionada ferrenha da festa brava, ou não fosse ela uma ribatejanita de alma!), mas olhem, como se diz, há uns Uns e os Outros – eu pertenço aos que quiserem.
Adoro Touradas e Toiros e Fado vadio e uma boa pega! Adoro as largadas e as tertúlias! Adoro o torricado e o bacalhau assado! Adoro o cheiro dos assadores e do vinho derramado! Adoro o “Eh Toiro! Toiro lindo!” Adoro os forcados valentes, a sardinha assada e as patilhas do campino!

É tudo isto e muito mais que caracteriza as festas Ribatejanas!
As janelas e fachadas revestidas de tradição. As largadas de toiros nas ruas da vila e em que a noite mais afamada é da sardinha assada que se realiza à sexta-feira. (Este ano há cinco toneladas de sardinha para distribuir, mil litros de vinho e 900 quilos de pão.)
Há as tertúlias espalhadas pela vila onde toda a gente é bem-vinda. Há tasquinhas onde se pode degustar demoradamente toda a gastronomia local, sempre com grande animação. O fado vadio em cada ruela.

Este ano vai realizar-se uma corrida de toiros só com mulheres marcada para 27 de Maio, sábado, na Praça de Toiros, às 22h00.

E muito, muito mais.


E claro, além de tudo isto, aquele convívio e aquele calor com que é caracterizado o evento e com que se recebe todos os visitantes.
O Ribatejo no seu melhor! Apareçam!
 
posted by Aragana at 4:29 da tarde |


18 Comments:


At maio 18, 2006 5:11 da tarde, Blogger L

Amiga Aragana, não me leves a mal mas eu sou totalmente contra as touradas e para não ferir ninguém prefiro ficar calada em relação a isto.

Desejo apenas que te divirtas o máximo que poderes (ao menos que os humanos o façam, desculpa foi mais forte que eu).

Beijos e até à proxima.

emn***

 

At maio 18, 2006 5:21 da tarde, Blogger Raíz de Pimenta

Ah Ribatejana assim é que é... Falas em Fado Vadio, Touros, em Forcados e Patilhas e cá aterro eu como que vinda ao cheiro... de mais uma folia pelo Ribatejo! Vou desafiar a Ribatejana aqui do pedaço para ir à festa ;). Confesso que não sou grande fã de cavaleiros mas uma boa pega ah isso sim... mano a mano, no chão que é onde o touro pisa!!! EHHHHHHHHH TOURO LINDO... ADORO!!! Beijocas e have fun!!!

 

At maio 18, 2006 5:22 da tarde, Blogger elisa

Nunca fui a uma festa ribatejana e de tudo que citaste, só "identifiquei" o bacalhau assado (claro...) e (miam, miam). Touradas?A não ser a beleza inegável dos movimentos do toureiro, não tenho grande coisa a favor. Corridas de touro?Porque não! (mas fazem algum mal ao touro?). Mas haja diversidade de gostos, opinião e tradições!
Diverte-te:)!

 

At maio 18, 2006 5:32 da tarde, Blogger Maria

Linda, por aqui. Então?!!! Este é que era o programa radical para despedida da Lena?!!!!

Desculpem este aparte. Era para a minha querida Elisa.

Eu cá sou a favor das tradições e isto cheira-me a uma tradição centenária, mesmo à maneira e radical.
Pasmem-se, na minha garraida de final de curso também fui para a arena, mas a vaquita (sim, porque só tinhamos vaquitas para pegar) já estava muito estafada. Não havia grande stock de gado bovino e por isso a rotação foi pequena. Levaram os animais à exaustão.

Também de outra forma não teria entrado na arena....

É pena ser tão em cima do joelho senão ainda convencia as hormonitas para um fim de semana diferente.

 

At maio 18, 2006 5:35 da tarde, Blogger Blossom

Contra as largadas, as garraidas, o pegar o touro pelos cornos, nada, bem pelo contrário. No ano passado assisti às largadas em Samora Correia, aí no Ribatejo, onde o meu pequeno ficou colocado (Porto Alto), e é divertido ver as pessoas a pegarem o touro... Agora, miha querida, tourada que meta toureiro, condeno, coitado do touro sim senhor, é um animal como tu ou eu, que sente tanto a dor que lhe é infligida como tu ou eu. É ou não é verdade que quando te magoas sentes dor? E fazes tudo para evitar teres dores? Então, porque raio andam a espetar o animal e as pessoas vibram com isso? Não consigo compreender e sinceramente revolta-me imenso ver o vibrar das pessoas por uma coisa tão bárbara. NÃO às touradas, jamais , SIM às garraidas e às pegas de touros, onde a luta é igual!

Já agora: a roupa de toureiro é mesmo muito gay...deviam ter vergonha de ostentar tanto orgulho com aquelas fatiotas ridículas!

 

At maio 18, 2006 5:41 da tarde, Blogger Aragana

Eu hoje nao tenho tempo para respondeu um a um, mas de um modo geral:

Não..nao tenho nada contra as touradas e até sou a favor da festa brava, em largadas ou dentro da arena e vibro que nem uma doida. Prontus, disse.
Respeito que é contra e entendo. Gosto que me respeitem. Não vou contra argumentar em nada porque nao foi para discussões que coloquei o post,ok? (e os vosso argumentos eu já ouvi vezes sem conta...)

Meninas- Apareçam.. NAO É NADA EM CIMA DA HORA! COMEÇA DIA 24!!!!
MANDEM MAIL PARA aragana@sapo.pt QUE EU DIGO ONDE É E COMO CÁ "CHEGAREM"!

:)

 

At maio 18, 2006 5:42 da tarde, Blogger Aragana

Ah.. e ia esquecendo BLOSSOM - fatos gay???? Se fosse homem até percebia esse argumento, agora vindo de uma gaja???
Já viste bem os cúzinhs BONS dos gaijos???
Fatos sexy amiga! SEXYYYYYYYY

 

At maio 18, 2006 5:57 da tarde, Blogger Seamoon

gostava de ir..nunca fui,,,,chiunf...mas tenho de ficar por aqui mesmo..diverte -te

 

At maio 18, 2006 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo

Eu sendo TOURA (de signo) e morando no Ribatejo tb ( quer dizer pelo menos no inicio onde começam as lezirias)...posso dizer que essas festas simplesmente são FANTÁSTICAS!!!
Confesso que não sou uma aficionada de touradas, mas aguento bem uma festa dessas ;) beijos
Ps graças a deus que consigo comentar sem o meu registo (é que já me esqueci qual era!!!)

 

At maio 18, 2006 8:46 da tarde, Blogger Maria

Presumo que o 24 seja de Maio.
Pois é adorava, mas é mesmo muito complicado. Para teres uma ideia do quanto é complicado e o quanto os fins de semana voam completamente repletos de actividades, a minha filhota faz anos no final do mês (dia 31/05) e só vamos conseguir organizar-lhe a festita, só para familiares e alguns amigos mais chegados (listinha que já vai nas 63 pessoas) no dia 17 de Junho porque antes é simplesmente impossível.

Mas não irão faltar oportunidades até porque já está prometido à cerca de 1 ano um fim de semana hormonal no Ribatejo e ... nunca se sabe. Quiça em Setembro. A ver vamos.
Se formos com certeza que avisamos.

 

At maio 18, 2006 9:01 da tarde, Blogger Araj

Fado e tourada uma combinação perfeita...

 

At maio 18, 2006 10:08 da tarde, Blogger Nunovsky

E vai haver sopa de pedra?

 

At maio 19, 2006 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo

Quanto às touradas já foi dito quase tudo e, muito mais que ser contra as touradas, basta ver o meu post relacionado com a inauguração do C. Pequeno, sou contra a hipocrisia de quem prega moral aos domingos e peca nas praças à 5ª feira. É assim como a pimenta no cu dos outros...
Eu também sou do Ribatejo mas saí de lá há muito tempo (42 anos) e se não há nas largadas tanta traição como no resto da festa brava, só de lembrar-me das secas que levava em pequeno, fujo delas a sete pés. Mas isto são coisas relacionadas com tradições antigas, por isso muito enraizadas na cultura popular que tem muito pouco a ver com o "negócio" taurino, erradamente chamada festa rija. Rija era se fosse praticada em igualdade para ambos os lados.
Mas que porra! E eu que não queria entrar numa de radical... para isso basta o meu blog.
Obrigado pela resposta e pela mudança (assim o espero) de configuração.
Já agora, um pouco de publicidade. A festa a que te referes será a do barrete verde em Alcochete? Eu gosto muito de Alcochete, apesar de terem destruído, com a Vasco da Gama, parte da espectacular vista para o pôr do sol e não é por causa da tourada que vou deixar de gostar. Por causa das gruas e de tanta construção, talvez...

 

At maio 19, 2006 1:36 da manhã, Blogger .:GM:.

Pois... eu também sou contra tudo o que envolva sofrimento de um ser vivo para gáudio do público...

 

At maio 19, 2006 10:02 da manhã, Blogger elisa

Ora volto cá para manifestar o meu apoio: Sou totalmente a favor dos fatos justinhos dos toureiros!! (sexy. muito sexy)
Ai, ai, havemos de ir ao Ribatejo, havemos...
Beijinhos e bom fim de semana Aragana:)!

 

At maio 19, 2006 10:29 da manhã, Blogger Sea

pessoalmente, não aprecio... fiquemo-nos apenas pelo ambiente envolvente :)

 

At maio 19, 2006 10:31 da manhã, Blogger Stella

Contra as largadas, contra tudo o que envolva o sofrimento do animal. Mas em contrapartida, a FAVOR de toda a parte gastronómica da coisa... Hummm, sardinhas, bacalhau, sopa.... não dá pra fazerem a festa sem fazer doís doís aos Touros! Tipo só mesmo o comer e o bom do vinho tinto cá do Ribatejo.
(Sim tb sou de cá, bem vim pra cá, sou de cá).

No entanto boa festa pra ti!!