segunda-feira, junho 19, 2006
Tinha um casamento daqui a 2 semanas que foi anulado ontem. A minha amiga descobriu que o noivo tinha uma “amiga” que levou para a despedida de solteiro em Barcelona. Foi um choque! Ele parecia o marido perfeito… Já viviam juntos há quase 4 anos e tinham um filhote. Ela inclusive contou-me que planeavam um segundo filho logo a seguir ao casamento.
É triste…
Conforme ela disse “antes agora…” e com muita razão! Ao que parece ele continuava com ideias de casar e desculpou-se com um deslize… Ela mandou-o ir deslizar para outra rua. É assim mesmo!
Acho que ele devia de padecer do mal do cérebro da imagem do post abaixo.

Este e muitos outros casos, fazem-me pensar se realmente nós somos feitos para a monogamia.
Seremos nós mulheres de um homem só? São vocês homens de uma mulher só?
Acaba por ser, não constante, mas por vezes uma luta entre a razão e o impulso, entre o cérebro e o saltitante das calças.
Se calhar, depois daquele fogo se acabar, e de muito casais não o manterem é certo, uma questão de fugir à rotina?
Por muito que eu ache que uma traição é algo intolerável e de achar que é sempre tempo de mudarmos a nossa vida quando estamos mal, também sou obrigada a pensar em muitas outras questões que se levantam.
Por muito que tentemos manter a chama de uma relação, há sempre uma altura que os frios na barriga têm um fim, que já não voam borboletas na barriga e o coração já não dispara como se fosse sair pela boca. Também é verdade que isso é substituído pela cumplicidade, por um amor mais profundo e calmo, por um companheirismo, etc.
Mas seremos todos capazes de renunciar à adrenalina e emoção dos novos relacionamentos em prol da monogamia? Será a nossa espécie monogâmica ou será isso apenas uma condição das sociedades modernas ou talvez até da utopia do amor?
Quanto ao caso, os pormenores mais íntimos são sempre da exclusividade dos intervenientes, apesar de me parecer o típico gajo que gosta de dar umas facadazinhas e ter a mulher em casa.

Há que ser amiga e dar o apoio todo que ela precisa… foi um choque para todos, imagine-se para ela…
Boa semana!
 
posted by Aragana at 5:58 da tarde |


27 Comments:


At junho 19, 2006 6:14 da tarde, Blogger Just a Girl

Li com atençao o teu post e as tuas palavras suscitam dúvidas muito pertinentes. Vale a pena pensar no assunto e deixarmos de ser as coitadinhas traidas e abandonadas...Sim, a mim também me saiu um desses na rifa mas já perdi demasiado tempo a derramar lágrimas com pena de mim própria.
Será que somos realmente talhados para a monogamia? É que se assim nao for, mudava muita coisa...
ps.adorei o teu cantinho e cá voltarei.beijocas

 

At junho 19, 2006 6:16 da tarde, Blogger Unknown

a explicação é simples...- seremos nós animais impulsivos? -

ou será que os impulsos surgem devido a factores arbitrarios...?

tanto nos homens como nas mulheres.

 

At junho 19, 2006 6:34 da tarde, Blogger Luis Carlos

Aragana,

Ainda bem que a tua amiga, mandou o gajo ir pastar para outro lado, se não teve tomates de dizer-lhe aquilo que realmente sentia, mesmo que ele se desculpasse, o problema continuaria pelo casamento a dentro.

Como costumo dizer, uma relação não tem que durar para sempre, mas também não tem que acabar por dá aquela palha.

Ou a relação evolui, e as pessoas envolvidas nela evoluem, ou então o melhor é acabar com a relação, e cada um seguir o seu caminho. Cada um de nós define o seu caminho, se houver alguém que nos queira acompanhar muito bem, senão, passar muito bem, e cada um para seu lado.

A obrigatoriedade de seguir as normas da sociedade vigente é doentio. Não temos que ser monogâmicos, mas podemos sê-lo por escolha pessoal.

Outro ponto importante é a comunicação, que neste caso falhou redondamente. Se eu estou por escolha pessoal com uma pessoa, e me vejo confrontado com uma outra pessoa que me deixa deslumbrado, devo comunicar aquilo que sinto às pessoas envolvidas e depois aceitar a decisão de cada uma delas, e seguir com a minha vida.

Isto já vai longo,
até já,
Luís Carlos

 

At junho 19, 2006 7:11 da tarde, Blogger Maria

Esta é capaz de se tornar a minha frase favorita - NUNCA DIGAS NUNCA.

Estas coisas do relacionamento a dois é muito complexa. Para mim´mais grave do que a traição é a falta de confiança / sinceridade. Quando uma pessoa não consegue ser sincera com aquele que escolhe para partilhar uma vida, então mais vale nem sequer tentar.

Agora se dentro do relacionamento ambos concordarem que podem ter relações extra-conjugais, ou se um aceita que o outro tenha, então porque não?!

Acho que não nos podemos esquecer que no namoro, no casamento, num lance ou numa "simples" troca de cuspes, as coisas devem ser bem claras, relativamente às intenções e expectativas que cada um tem dessa relação.

Quanto à monogamia, isso depende do conceito que cada um tem sobre a monogamia. Onde é que começa a traição?! Quando se olha para um traseiro bem feito no meio da rua?! Quando babamos com os sobrinhos da Tia Cremilde?! Quando mandamos um piropo?! Quando inadvertidamente flirtamos com o empregado da sapataria que nos está a atender e que é podre de bom?! Ou quando se chega às vias de facto?!

Depois, somos seres humanos não somos máquina. Não podemos simplesmente chegar ali e desactivar um função indesejada...

É tudo muito relativo e o que acontece entre duas pessoas, só os intervenientes é que sabem.

Por isso Nunca digo Nunca.

 

At junho 19, 2006 7:31 da tarde, Blogger cá-cá (Portugal)

Bem, eu acho que devemos ir fazendo o que a 'natureza' nos pede..., ié, no inicio da juventude namora-se muito e 'muitos', os necessários, sem pudores, os que nos apetecer... até que a idade e a maturidade pede algo mais, pede uma estabilidade, uma companhia, algo mais que uma paixão chamemos-lhe 'o amor'... e aí sim devemos respeitar o 'escolhido' e isso acontece naturalmente. É claro que por vezes temos assim uns afrontamentos, mas são passageiros... quando as relações são construidas com solidez não há lugar para aventurecas!! MAS ATENÇÃO, é mesmo necessário viver tudo na altura certa, porque partir para uma relação séria com coisas por fazer não dá...

 

At junho 19, 2006 8:05 da tarde, Blogger Araj

Ora aqui está um tema muito interessante, aliás, como todos os temas neste espaço...

Como são caranguejo defendo a monogamia…

 

At junho 19, 2006 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo

Penso que somos sim capazes de ser monogamicos, e quando tiver que se acabar por se apaixonar por outra pessoa ou porque akela já não diz nada, que haja coragem para partir para outra sem traiçoes.
Bjokas grandes

 

At junho 19, 2006 9:45 da tarde, Blogger El Gordo

É danado... mas realmente nós os Homens somos assim, e claro, esforçamo-nos para manter o "bicharoco" dentro das calças, uns mais que os outros, mas tentamos!!! Depois, voçês são as culpadas... sim, afinal quem vos manda serem tão tentadoras... :o)

P.S. Agora mais a sério, dá força à tua amiga, ela bem precisa!!!

 

At junho 19, 2006 10:05 da tarde, Blogger Nunovsky

Que saudades já tinha de te ler, Aragana ;)

Quanto ao texto, acho interessante e pertinente. São coisas que não deviam acontecer :|

 

At junho 19, 2006 11:06 da tarde, Blogger 125_azul

Até parece que combinamos... o meu post de hoje também é sobre o casamento do meu melhor amigo que foi pro brejo!
Só que tu és mais efusiva que eu!
Eu acredito em monogamia. Eu acredito em amor infinito enquanto dura. Mas também acredito na trabalheira que dá manter a chama todos os dias. Ai. Protecção para nós. beijinhos

 

At junho 19, 2006 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo

E da "amiga", ninguém fala? Será que ela não conhecia a situação do "gajo" ou, afinal, não são só os homens que gostam de comer fora? Sim porque para dar a "machadada" é necessário "machado" e "lenha". Que eu saiba ainda não se desfez nenhum casamento por um homem trair a mulher com a "irmã da canhota".
Afinal os seres humanos, macho ou fêmea, são feitos da mesma massa e, como costuma dizer-se, a ocasião faz o ladrão.
Agora não me dês porrada, até porque eu tenho um casamento de 28 anos e não aprovo traições de qualquer das partes e achei este caso uma enorme "sacanice".
Boa semana.

 

At junho 20, 2006 12:40 da manhã, Blogger Stella

Será que somos mesmo feitos para a Monogamia?? Nós e eles? E uma questão bastante interessante e complexa. nós mulheres falamos sempre de homens a trairem mas acontecem o contrario e mais do que pensamos.
Não me imagino numa situação dessas, ela deve estar de rastos! A paixão que sentimos ao inicio pela outra pessoa, nao se vai embora, apenas se transforma noutros sentimentos... sentimentos esses que nos fazem sentir seguros, que nos fazem sentir bem, que nos aquecm no inverno... a amizade acima de tudo... eu acredito no amor, mas nao no amor eterno... porque para mim nada é eterno, apenas o amor que sinto pelo meu filho!

Beijinhos de mt força a tua amiga Rainha!

 

At junho 20, 2006 1:44 da manhã, Anonymous Anónimo

realmente nem sei o que te diga...

horrivel isso...

beijitos e força para a tua amiga****

 

At junho 20, 2006 9:45 da manhã, Blogger Blossom

A questão da monogamia é complicada, porque um homem que pule a cerca, vem logo o discuros do "prontus, é homem, os homens são todos iguais e tal, e coiso". Já se for uma mulher, esta não passa de uma grande puta, que andou a meter os cornos ao pobre do marido que leva dinheiro para casa. Porquê? Porque ele é desculpavel e ela é puta? Traição, é traição. Ponto parágrafo. Se alguém trai, foda-se, é um bilhete de ida e uns patins em linha. Por muito que se ame, não se pode NUNCA tolerar uma traição, pois quem desliza uma vez, há-de deslizar sempre... E quando há quebra de confiança, uma relação nunca, mas nunca mais tem estrutura sólida para se manter, portanto, cada um para o seu lado! E se há filhos, os filhos não podem servir de pretexto para que a relação continue, e a farsa se mantenha. Acho que é mto mais fácil para as mulheres serem fieis a um só homem, mas se o homem ama a mulher, e por muitos desejos que lhe assaltem a pila, se a ama e tem RESPEITO por ela, não pode sequer atrever-se a deslizar...

Acho que a tua amiga fez o que é certo, deu-lhe um pé na bunda, e ele que vá ficar com a "amiguinha2 da queca, que com certeza lhe vai dar um valente par de enfeites, que é o que ele merece ( e coisas muito piores, mas não quero entrar por aqui.
Desculpa o desabafo, mas se há coisas que me incomodam são os deslizes, a falta de honestidade nas pessoas...a falsidade!

 

At junho 20, 2006 10:14 da manhã, Blogger Amanda

Não amiga Aragana, a raça humana não é monogâmica por natureza. Apenas o é por imposição da sociedade. Não admiro as relações extra-conjugais (quaisquer que sejam) mas consigo pensar (agora que sou mais madura) que nenhum de nós está livre de ser "enganado" ou "enganar". Beijos e boa semana

 

At junho 20, 2006 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo

tadinha... em cima do casamento... com uma historico de vida a dois??? quem e q espera uma situacao destas dp de axar q conhece com quem vive???!!! Não e facil aceitar...(nunca se aceita...nem nunca se aprende merda nenhuma com isto :(!... Enfim, nao e facil viver...!!!! Mta força pra amiga ;)!!!!!!!!! Uma boa semanita pá ti Araganita:)

 

At junho 20, 2006 10:40 da manhã, Blogger L

A tua amiga é uma mulher forte e merece uma salva de palmas pela coragem de o mandar pregar para outra fréguesia. O normal tipico da mulher é chorar e deixar-se ser uma vitima mas aceitando o patife de volta. Desculpa: Os filhos (se houver), os convites, o copo de águas, o que as pessoas vão dizer,....
Principalmente porque ela não quer voltar ao jogo da conquista e até gosta dele e agora???? que faço eu????

A tua amiga é uma grande mulher e tomou a decisão certa.
Traição é cobardia.

jokas

emn***

 

At junho 20, 2006 10:57 da manhã, Blogger Francis

no fundo somos mesmo é animais...e o facto de sermos racionais, está na cara que não ajuda...basta olhar para o mundo.

 

At junho 20, 2006 12:25 da tarde, Blogger waterfall

Está tudo dito, somos provavelmente o único mamífero monogâmico do planeta e mesmo assim não em todas as culturas, como devem saber! Para mim a monogâmia é uma luta diária, pelo menos fisicamente porque em pensamentos não dá mais para contariar! :-)

 

At junho 20, 2006 1:24 da tarde, Blogger JPS

Eu acho que se devem dividir as aguas... Uma coisa é um "deslize" outra é levar alguem para Barcelona! :-D

Tambem acho que uma coisa destas pode ser um ponto de re-partida se os dois quiserem repensar e refazer a relação, acando com as barreiras que haviam e começando de novo.

Mas no caso concreto acho que o gajo devia era ser recambiado para Barcelona!

 

At junho 20, 2006 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo

é sempre um choque óbvio.
se fosse ao contrário também seria choque na mesma. homens e mulheres são seres humanos.
se ela fez bem isso é discutivel. só se sabendo da historia toda e a verdadeira, é que se pode tirar várias ilações.
Da minha parte apenas digo, o ser humano é imensamente imperfeito, o que, erros, tentações, traições, falhas acontece sempre, mesmo que nós, a todo o custo, tentamos evitar!
A história do par perfeito só existe nas histórias de livros. sabemos bem, nós seres racionais, que isso não existe!
Que a tua amiga seja feliz e que encontre alguém que erre menos (fala-se de traição nesse caso)!

 

At junho 20, 2006 2:36 da tarde, Blogger Belzebu

A frequência com que situações destas ocorrem leva-nos a colocar todas as interrogações! Mas por outro lado, as pessoas não são todas iguais nem reagem da mesma forma quando confrontadas com casos destes!

Recentemente vi um casamento ser anulado em plena despedida de solteiro e a forma adulta como os noivos assumiram a ruptura deixou-me de boca aberta!

Saudações!

 

At junho 20, 2006 2:40 da tarde, Blogger Miguel Termentina

o nosso querer monogamico só existe enquanto a paixão e amor ainda existem, apartir daí, temos duas hipoteses ou partimos para outra ou perdemos orgulho próprio...mas quando estamos assim é mais facil dizer ao outro do que enganá-lo...penso

 

At junho 20, 2006 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo

De facto!!! Isso parece coisa de filme!!!
Não me vejo a gostar (amar), mais do que uma pessoa ao mesmo tempo.
Agora a sentir-me atraida??!!! Irracionalmente atraida...hmmm talvez...
Mas nada que o meu lado racional não afaste. Prefiro o amor ao des(amor)de umas quecas faceis e fortuitas!!! :D Beijos Araganita..

Ps instala o picasa (com este programa que faz a gestão de fotos, arquivos, acertos,...etc podes fazer aquelas colagens), se precisares de mais dicas manda-me mail que te envio tudinhooooooo

 

At junho 20, 2006 11:02 da tarde, Blogger Paula NoGuerra

Traição apenas é chamada assim quando a verdade não se é dita, e é-se sabida atravez de outrem...
Eu tb passei por algo parecido... e doi muito ... sinto muito o que a tua amiga está a passar.
E sabes comigo foi a minha melhor amiga... que doi ainda mais.
É nesses momentos que perdemos a consciencia de quem somos pois tinhas muita confiança nas pessoas e acabamos por a perder. Depois de tudo o que vai custar mais ainda é acreditar e confiar seja em quem for novamente.
Sei que tudo passa, mas a dor é uma permanente na vida!
Tenho dois filhos por e com quem lutar, e é por eles que arranjo forças para olhar em frente!

Forças á amiga!
Bjs
Paula**********

 

At julho 05, 2006 10:54 da manhã, Anonymous Anónimo

O meu lado animal faz-me olhar para mulheres bonitas que por mim passam e desejá-las, o que acontecerá seguramente com as mulheres. Quando andava na casa dos vinte, poderei dizer, sem falsas modéstias e também sem exageros, que tive bastantes namoradas, não passava muito tempo sozinho se por algum motivo a relação com alguém acabava...
No entanto, a determinada altura fiz a opção por uma só mulher, impus a mim mesmo essa opção, vivi com ela dez anos, nunca a traí (embora tivesse tido oportunidades para isso porque às mulheres também lhes salta qualquer coisa das calças) porque a amava e também porque achava que a cumplicidade entre nós dois, a nossa vida, era mais importante que uma "gaitada" dada por fora...
Azar, fui traído, fiquei sozinho, fiquei eu a perder mas nunca me hei-de arrepender por ter respeitado os meus princípios...
Fiz a minha opção de monogamia e por ela lutei, não consegui que o meu casamento fosse em frente, mas se amanhã voltar a encontrar alguém, provávelmente seguirei com estes ideais e voltarei a ser como antes. Mesmo que não dê resultado...
Porque a questão que se impõe é esta: nesta merda de mundo em que vivemos em que os bens materiais parecem ser o mais importante, se não formos um para o outro o que resta?
Muita força para a tua amiga, melhores dias virão...
A gente vê-se por aí...